Regras do Jogo de Bilhar
1. A partida é jogada com 15 bolas coloridas e numeradas de 1 a 15 e uma bola branca (bola de jogo).
2. O inicio da partida é dado por um dos jogadores escolhido por sorteio ou de comum acordo.
3. As bolas devem ser arrumadas em forma triangular com a mão ou com o equipamento específico (triângulo), sem a bola 8 na mesa.
4. Ao dar início a partida o jogador deverá atirar a bola de jogo nas demais bolas arrumadas.
Se encaçapar uma bola sendo essa numerada de 9 a 15, essas serão as bolas a ser encaçapadas por ele. Encaçapando uma bola de numeração 1 a 7 essas serão as bolas que deverão ser por esse encaçapadas, Encaçapando mais bolas, se uma maior e outra menor, este prosseguirá na jogada podendo ainda escolher uma nova sequência de bolas; Se a bola de jogo suicidar ou saltar fora da mesa, uma nova saída será dada , mas pelo adversário. Nova saída também será dada pelo adversário , se o jogador encaçapar uma ou mais bolas e a bola de jogo saltar da mesa, na tacada inicial
5. Ao encaçapar uma bola da sequência escolhida o jogador terá direito a uma nova tacada.
6. Ao atirar numa bola colorida e esta rodar por sobre as bordas da mesa e vir a encaçapar, a jogada será validada e a partida continuará normalmente.
7. Ao atirar numa bola e a bola de jogo não percorrer mais de 20cm, a jogada continuará e a bola de jogo não retornará ao seu lugar inicial e a bola colorida não poderá ser encaçapada.
8. Encerrará suas jogadas o jogador que encaçapar todas as bolas de sua série, que lhe foram destinadas inicialmente.
9. Após encaçapar a série de bolas de sua série, a próxima bola será a bola 8, que será encaçapada obdecendo o seguinte:
Deverá sempre ser colocada pelo adversário ,em uma das cabeceiras da mesa sempre que possível; Deverá ser colocada de tal forma que permita a passagem de pelo menos duas bolas, entre essas e as demais bolas. Deverá ser encaçapada mediante indicação prévia (cantada) do jogador; Em não atendendo a indicação do jogador ; mesmo que esta venha a ser encaçapada, perderá este o jogo, mesmo que tenha bolas para “pagar” a bola 8; Se o jogador encaçapar a bola 8 e vier a encaçapar a bola branca – “suicidar”, este perderá a partida; Ao encaçapar a última das bolas de sua série e encaçapar simultaneamente a bola 8, a jogada será validada se o jogador “cantá-la”. Ao atirar na bola 8 e a bola de jogo cair fora da mesa o jogador perderá a partida, mesmo que tenha bola(s) para ”Pagá-la”. Na disputa pela bola 8, se a bola de jogo não percorrer mais de 20cm (errar a bola), o jogador perderá a partida;
10. A bola de jogo caindo fora da mesa ou ser encaçapada (Suicídio),voltará a marca e o jogador perderá a menor bola de sua série.
11. Ao encaçapar uma bola e restando a bola de jogo,como última, esta não poderá ser segura pelo jogador.
12. As mãos, o taco, as vestimentas dos jogadores fazem parte do jogo portanto uma bola deslocada não deve ser reposta, por nenhum dos jogadores;
13. A mesa de jogo não serve para apoiar os jogadores,que deverão usar o “fancho” ou prolongador quando necessário;
14. O jogador deve tratar as bolas com delicadeza,pois uma “porrada” que danifique qualquer bola, poderá acabar com seu jogo e também dos demais jogadores;
15. A sinuca somente será validada desde que a bola de jogo caminhou mais de 20cm (sujinha não vale).
16. A bola colorida que cair fora da mesa, retornará a esta em ponto contrario à saída, desde que não seja a bola 8, que ao cair fora da mesa, dará ao adversário a vitória da partida.
17. Em nenhuma hipótese poderá um jogador atirar em bola que não seja a de sua série, se tal ocorrer perderá uma bola para o adversário e se for na disputa pela bola 8,este perderá a partida.
18. Ao errar uma bola o jogador pagará a menor de sua série , desde que não seja a bola 8,que se errada permitirá a vitória ao adversário.
19. O jogador ao encaçapar a última bola de sua série e não havendo sido a bola 8 colocada na mesa, a partida continuará colocando-se a bola 8 na mesa e terá sequência o jogo com a tacada sendo iniciada por este jogador com a bola de jogo voltando a marca de saída
20. Se o jogador encaçapar a bola 8 e ao mesmo tempo encaçapar uma ou mais bolas do adversário, este perderá a partida.
21. O jogador que palpitar “sapo” interferindo na jogada de um adversário,será convidado a se retirar do recinto e se já classificado perderá uma próxima partida, se já eliminado ficará a penalidade a critério da comissão organizadora.
22. Toda partida terá um juiz, escolhido pelos jogadores, que terá amplos poderes para decidir os casos duvidosos.
23. Em nenhuma situação poderá a bola de jogo ser segura “parada” pelo jogador.