Pebolim – Aprenda as Regras

1 – INÍCIO DE JOGO – Para iniciar deve-se começar com um cara ou coroa (par ou ímpar) o vencedor tem o direito de decidir sair com a bola ou escolher o lado da mesa, o oponente fica com a opção remanescente. obs: uma vez feita a escolha não pode ser alterada.

2 – SERVIÇO DE BOLA – A bola deve ser colocada com a mão no jogador central da barra de meio campo do time que optou sair com a bola; após convertido um gol a bola sai no boneco central da barra de meio de campo do time que sofreu o último gol, e assim por diante. Na próxima partida sai com a bola o time que perdeu o último jogo.

3 – A PRIMEIRA BOLA – Após ter certeza que o time oposto está pronto para jogar, deve-se movimentar a bola de uma forma que toque 2 bonecos antes de chutar a gol ou avançar (passar a bola);

4 – BOLA FORA – Se a bola sair da mesa deverá ser colocada na defesa do time oposto que causou a saída da bola, ou seja, se o time “A” chutou a bola de uma forma que fez com que ela saísse da mesa, independente onde a bola bateu antes de sair, então o time “B” tem o direito de sair com a bola na sua defesa.

5 – BOLA MORTA – Se bola parar fora do alcance de qualquer boneco, ele deverá ser colocada na defesa mais perto do local onde a bola parou, no caso de parar no meio de campo deverá ser colocada no pé de quem serviu a última bola. Não se deve sacudir, levantar ou bater a mesa.

6 – PONTO MARCADO (GOL) – Se a bola entrar e sair do gol, o gol será válido, cada gol conta como 1 ponto apenas, independente de qual jogador chutou a bola a gol. O time que sofreu o gol agora é quem serve a bola conforma regra 3. obs: gol de goleiro não vale dois! e bola que entra e sai, vale! Gol aéreo premeditado, NÃO é válido em competições oficiais, porém uma bola que entre por cima, sem querer, será considerado válido.

7 – A PARTIDA – Uma partida é uma melhor de 3 ou 5 jogos conforme for estabelecido previamente pelo diretor ou organizador do torneio.

8 – O JOGO – Um jogo é vencido pelo time que fizer 5 gols primeiro, podendo ser definido para 7 ou 10 gols ou conforme o diretor ou organizador do torneio definir.

9 – GIRAR AS BARRAS – Não é permitido girar as barras e nem bater nas laterais ou qualquer esforço na mesa que atrapalhe ou dificulte o controle de bola do time oponente. Um giro de 360º graus da barra (uma volta completa apenas), é permitido desde que seja controlado. Se for efetuado um gol girando as barras, o mesmo será invalidado, porém se esse for gol contra (após um giro ilegal), será válido! Um giro ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.

10 – TEMPO DE POSSE DE BOLA – O tempo de posse de bola não deverá exceder 15 segundos em cada área, sendo que goleiro e defesa são considerados como uma única área, o ataque é uma área e o meio de campo outra área onde o tempo de posse é de apenas 10 segundos.

11 – INVASÃO A AREA DE JOGO – Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento, se houver a necessidade de remover algum objeto que tenha caído no campo, aguarde até que a bola esteja parada completamente e então peça permissão ao adversário para colocar a mão dentro de campo. obs: Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.

12 – TROCA DE LADO E DE PARCEIROS – Os times podem trocar de lado da mesa após cada jogo se desejado, caso ambos não queiram então não é necessário, mas uma vez que um time queira trocar de lado, deverão continuar trocando de lado da mesa ao final de cada jogo. Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem mas apenas entre um gol e outro, ou durante pedido de tempo, não é permitido trocar de posição com a bola em jogo, esteja parada ou em movimento.

13 – FALTA TÉCNICA – Deverá ser cobrada paralisando o jogo como está e colocar a bola na barra de ataque (nessa hora o time pode escolher quem vai cobrar a falta técnica) e tentar fazer um gol no time que cometeu a infração. Se o gol for convertido a bola deverá sair normalmente no meio de campo de quem sofreu o gol, caso o ponto não seja marcado a bola deverá voltar para posição inicial onde foi chamada a Falta Técnica e os times devem ocupar a mesma posição em que estavam antes da falta. obs: Em campeonato oficial uma terceira falta técnica sofrida pelo mesmo time em uma partida (melhor de 3 ou 5 jogos) resulta em perda do jogo.

14 – DISTRAÇÃO – Não é permitido distrair o adversário de qualquer forma, seja falando, gesticulando, batendo a barra antes de chutar a gol, ter expectadores ou amigos que façam alguma coisa para desviar a atenção do outro time, e também não é permitido que os jogadores do mesmo time fiquem conversando em quanto a bola estiver em jogo, após efetuado o gol é válido qualquer comemoração, mas não durante o jogo.

15 – ATRASO DE JOGO – Uma vez que o jogo for iniciado, deverá continuar até o seu término sem interrupções, havendo o desejo ou necessidade, um time pode pedir tempo, mas desde que o time tenha a posse de bola e ela esteja parada. Cada time pode solicitar 2 pedidos de tempo por jogo, que não devem ultrapassar 30 segundos cada. Entre um jogo e outro deve-se obedecer o tempo máximo de 90 segundos. Quando um gol for marcado, a próxima bola deve estar em jogo em no máximo 5 segundos, qualquer violação a essa regra deverá ser penalizada como atraso de jogo.

16 – PUNIÇÕES – Cada uma das regras acima devem ser respeitadas o tempo todo, a violação de qualquer uma das regras acima deverão ser punidas da seguinte forma: 1ª Violação – Perda de posse de bola para o oponente, 2ª Violação – Perda de posse de bola e aviso de segunda falta. 3ª Violação – Punição com Falta Técnica. obs: 3 Faltas Técnicas em uma mesma partida, pelo mesmo motivo, são penalizadas com perda da partida.

17 – PROBLEMAS E DÚVIDAS – Em casos especiais envolvendo problemas ou dúvidas, não especificadas nessa página, o livro de regras oficiais ITSF, deve ser utilizado como referência para a decisão final.

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